17 C
Arujá
terça-feira, 14 de julho de 2020
No menu items!
Início Cidade Saúde cria projeto piloto para enfrentar faltas a consultas da rede municipal
- PUBLICIDADE -

Saúde cria projeto piloto para enfrentar faltas a consultas da rede municipal

- PUBLICIDADE -

Arujaenses faltam em um terço das consultas marcadas nas UBSs.

 A Secretaria de Saúde criou um projeto piloto de confirmação de presença dos pacientes em consultas e exames médicos na Unidade Básica de Saúde do Parque Rodrigo Barreto. A iniciativa que consiste no envio de mensagens ao WhatsApp do munícipe, com 48 horas de antecedência, visa, principalmente, à redução dos índices de faltas que têm sido registrados e foi anunciada pela secretária Carmen Pellegrino durante audiência pública de prestação de contas do segundo quadrimestre do ano, na Câmara de vereadores, nesta sexta-feira (27).

“Nós sabemos que o tempo de espera para uma consulta ou exame não é o ideal, ainda, mas o absenteísmo é um dos fatores que contribui para isso. Nós vimos falando a respeito das mais de 8.300 faltas que ocorreram recentemente, não estamos inertes e temos verificado que a confirmação já traz resultados positivos”, explicou.

A medida começou pelo Parque Rodrigo Barreto porque a unidade local é que tem o maior percentual de absenteísmo da rede. Na sequência, deve ser ampliada para a UBS Mirante e, consecutivamente, para as demais unidades.

Além da rede municipal, as faltas atrapalham o atendimento agendado fora de Arujá, por meio da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross). Conforme apresentado, 33,7% das consultas e 24,8% dos exames programados entre maio e agosto deixaram de ser realizados porque o paciente não compareceu. O mesmo vale para o serviço de oftalmologia oferecido na Santa Casa de Santa Isabel, com 26% de ausência.

Mais lidas

Venda de gás de cozinha, acima de R$ 70, está irregular e deve ser denunciada

Consumidor deve denunciar locais que vendam gás de cozinha com preço abusivo.O Procon de São Paulo orienta os...

Posto de gasolina de Arujá é investigado por maior fraude em operação estadual

Operação Olhos de Lince, do Ipem, multou 63 postos de gasolina no EstadoO Ipem (Instituto de Pesos e...

Colapso de leitos na Grande SP deve ocasionar lockdown em Arujá

Fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mêsO risco de Arujá entrar em lockdown...

3.129 famílias de Arujá receberão cesta básica a partir de amanhã

Famílias beneficiadas estão inscritas no programa Bolsa FamíliaTerá início nesta sexta-feira (15), por meio do projeto estadual Alimento...
- PUBLICIDADE -