15 C
Arujá
segunda-feira, 13 de julho de 2020
No menu items!
Início Saúde SP inicia campanha de vacinação contra a gripe
- PUBLICIDADE -

SP inicia campanha de vacinação contra a gripe

- PUBLICIDADE -

Serão adotadas estratégias para evitar aglomerações e prevenir a população contra o coronavírus.

O governador João Doria anunciou nesta segunda-feira, 23, o início da campanha de vacinação contra gripe, que neste ano se destaca por estratégias diferenciadas para evitar aglomerações e prevenir a população contra a covid-19. 

Em Arujá, 2,5 mil pessoas, entre idosos e agentes da saúde, foram imunizados das 8h às 14h. O lote de vacinas acabou e a Prefeitura aguarda o envio de novas doses pelo Governo do Estado. 

“Começamos a campanha de vacinação em São Paulo e em todo o país. O Instituto Butantan está oferecendo 75 milhões de doses para garantir a imunização dos brasileiros, começando com as pessoas com mais de 60 anos”, afirmou Doria.

A meta é imunizar 90% da população-alvo de 15,4 milhões de moradores de São Paulo contra o vírus Influenza durante toda a campanha. O início da campanha em todo o país só foi possível graças ao apoio do Instituto Butantan, que acelerou a produção de 75 milhões de doses da vacina a serem entregues até o final de março. 

Para este ano, foi definida uma dinâmica diferenciada de atendimento, com orientação da Secretaria de Estado da Saúde para que todos os municípios organizem as filas e os ambientes de modo que não haja aglomeração.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, a vacinação dos idosos será feita não apenas nas 468 UBS da cidade, mas, também, em 450 escolas municipais. Também foi implementado um serviço drive-thru. 

Além disso, a pasta estadual também recomendou a realização de triagem para identificar pacientes sintomáticos – presença de febre, tosse, coriza e falta de ar – para a devida colocação de máscara neste paciente, adiada a aplicação da vacina e que seja em um serviço de saúde. Também deverão receber máscaras as pessoas que tiverem tosse ou coriza, mas, nesses casos, a dose poderá ser aplicada e a pessoa orientada a procurar um serviço de saúde.

As mesas das equipes deverão adotar distanciamento de pelo menos um metro do paciente, cada profissional deverá usar caneta própria e álcool deverá ficar disponível para uso. O vacinador não precisa utilizar luvas nem máscara cirúrgica, apenas seguir as normas de higienização.

A vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses.

Confira as etapas da campanha

A primeira etapa da campanha de vacinação, iniciada nesta segunda-feira, 23, será destinada à vacinação prioritária em idosos com 60 anos ou mais e aos profissionais de saúde, num total de 6,1 milhões de pessoas.

A partir de 16 de abril, será a vez de atender os professores, integrantes das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas, comorbidades e outras condições clínicas especiais.

As crianças, com idade superior a seis meses e inferior a seis anos, as gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto) serão imunizadas a partir de 9 de maio, quando será realizado o “Dia D” da campanha, que também ofertará a dose da vacina para todos os grupos do público-alvo, incluindo pessoas acima de 55 anos.

Mais lidas

Venda de gás de cozinha, acima de R$ 70, está irregular e deve ser denunciada

Consumidor deve denunciar locais que vendam gás de cozinha com preço abusivo.O Procon de São Paulo orienta os...

Posto de gasolina de Arujá é investigado por maior fraude em operação estadual

Operação Olhos de Lince, do Ipem, multou 63 postos de gasolina no EstadoO Ipem (Instituto de Pesos e...

Colapso de leitos na Grande SP deve ocasionar lockdown em Arujá

Fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mêsO risco de Arujá entrar em lockdown...

3.129 famílias de Arujá receberão cesta básica a partir de amanhã

Famílias beneficiadas estão inscritas no programa Bolsa FamíliaTerá início nesta sexta-feira (15), por meio do projeto estadual Alimento...
- PUBLICIDADE -