19 C
Arujá
quinta-feira, 9 de julho de 2020
No menu items!
Início Colunas Maternar: Nascimento de Um Amor Tchau pra sua rotina durante primeiros dias de um recém-nascido
- PUBLICIDADE -

Tchau pra sua rotina durante primeiros dias de um recém-nascido

- PUBLICIDADE -

Dúvidas são naturais, tanto para mães de primeira viagem, como as mais experientes.

E a aventura começa logo quando saímos da maternidade. Quem já passou por isso sabe o quanto é desafiador. Pro bebê, precisa aprender lidar com a luz forte, a temperatura, sons, clima e alimentação. Para os pais, a rotina girará em torno do bebê, que demonstrará através do choro que precisa de algo. Se os pais são muito apegados a uma rotina, irão sofrer um pouquinho. 

Os pais de primeira viagem naturalmente têm mais dúvidas, mas sempre há algo novo que precisamos pesquisar, perguntar para o pediatra, ler sobre o assunto, trocar informações com outros pais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um bebê é considerado recém-nascido até o 28° dia de vida. Nesta primeira fase será absolutamente dependente dos pais e precisará de mil cuidados. 

Em ambos os nascimentos dos meus filhos, nos primeiros dias foi fundamental a ajuda da minha mãe que ficou focada nos cuidados com a casa, higiene, organização de tudo e alimentação. Sei que nem todos conseguem ter essa ajuda, por inúmeros motivos, mas caso não tenham, acho importante a mulher pedir a ajuda do marido, pois um bebê não tem rotina certa pra dormir. Ele dorme entre mamadas, trocas de fralda, banho e esse sono interrompido é considerado normal tanto para manhã como para noite. Sendo assim, é importante que a mamãe aproveite quando o bebê dormir para descansar e reabastecer as energias. 

Tive maior dificuldade com a rotina quando Mariah (3 anos) nasceu. Nesses primeiros 28 dias ela teve dificuldade na pega do peito e não mamava o suficiente para dormir melhor. Diferente do Anthony que mamava bastante e dormia por períodos mais longos. Inclusive, agora com 4 meses já consegue dormir bem à noite, acordando duas vezes para mamar e já volta a dormir. 

Já ouvi alguns relatos que o bebê era tranquilo e dormia a noite toda, mas esses casos são exceção. Ainda assim, precisa ser acordado para mamar. A maioria demora até o terceiro mês para se equilibrar numa rotina.

Apesar de não ser uma fase tranquila, depois que passa, ao olharmos as fotos, bate aquela saudade. Filhos crescem muito rápido e recordar esta primeira fase é maravilhoso. É um período lindo, diferente, de adaptação, aprendizado e fofurice. Viver uma rotina completamente diferente de tudo que você já viveu faz parte do nascimento de um amor.

Semana que vem falarei sobre quais cuidados devemos ter com os bebês nessa fase.

Se quiser partilhar alguma experiência sua sobre a maternidade, mande um e-mail para [email protected]

Mais lidas

Venda de gás de cozinha, acima de R$ 70, está irregular e deve ser denunciada

Consumidor deve denunciar locais que vendam gás de cozinha com preço abusivo.O Procon de São Paulo orienta os...

Posto de gasolina de Arujá é investigado por maior fraude em operação estadual

Operação Olhos de Lince, do Ipem, multou 63 postos de gasolina no EstadoO Ipem (Instituto de Pesos e...

Colapso de leitos na Grande SP deve ocasionar lockdown em Arujá

Fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mêsO risco de Arujá entrar em lockdown...

3.129 famílias de Arujá receberão cesta básica a partir de amanhã

Famílias beneficiadas estão inscritas no programa Bolsa FamíliaTerá início nesta sexta-feira (15), por meio do projeto estadual Alimento...
- PUBLICIDADE -