26.5 C
Arujá
sábado, abril 17, 2021
Início Saúde Três maneiras dos olhos serem infectados pelo coronavírus
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Três maneiras dos olhos serem infectados pelo coronavírus

- PUBLICIDADE -

Oftalmologista explica as maneiras pela qual o vírus pode infectar os olhos

O uso de máscaras é obrigatório por Lei em espaços públicos de todo o país, no entanto, essa importante proteção não elimina totalmente o risco de contágio por covid-19, uma vez que o vírus pode passar pelas frestas das máscaras sem vedação adequada. Além disso, os olhos também são um canal de entrada para o vírus e eles continuam vulneráveis, apesar do uso da máscara. Por isso, oftalmologista alerta que é preciso ter cuidado e explica sobre as formas oculares de contágio por coronavírus.

A médica Adriana Paschoal, especialista em oftalmologia pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, explica que a contaminação por covid-19 através dos olhos, é muito parecida com qualquer outra doença viral, como por exemplo a conjuntivite viral ou o resfriado.

Liberados por meio da fala, espirro ou respiração, as gotículas e aerossóis emitidos por uma pessoa contaminada podem se dirigir principalmente em direção à boca e nariz, mas também podem chegar aos olhos, por meio da conjuntiva; uma possível via de contaminação.

A manipulação dos olhos com a mão contaminada é outro risco, alerta Adriana. “Imagine um indivíduo contaminado que faz uso de uma caneta e, no dia seguinte, ou até dias depois, essa caneta que ficou em cima de uma mesa, é manuseada por outra pessoa, que acaba levando a mão aos olhos. Isso já é suficiente para que o contágio aconteça”, diz.

Esse processo é chamado de fômite, ou seja, quando há um objeto ou uma substância capaz de absorver, reter e transportar organismos contagiantes ou infecciosos, sendo germes ou parasitas, de um indivíduo a outro, segundo explica a médica.

Pouca gente sabe, mas a corrente sanguínea também é um meio possível de infecção ocular pela Covid-19. Esse processo ocorre com indivíduos que podem não apresentar sintomas oculares, apesar de infectados. Através deste canal, o vírus viaja pelo sangue e pode atingir os olhos. 

Cuidados

A covid-19 e principalmente suas novas variantes, cada dia mais tem mostrado seu poder de contágio, por isso, todo cuidado é pouco na hora de se prevenir.

A necessidade do uso da máscara é indiscutível, mas outro acessório também diminui a possibilidade de contaminação. O protetor facial, ou face shield, protege todo o rosto, inclusive os olhos.

Esse acessório é importante especialmente para aquelas pessoas que tem a mania de levar as mãos aos olhos. Mas, Adriana Paschoal lembra que nenhum acessório é efetivo se usado isoladamente, e nesse momento, o distanciamento social é a melhor forma de se manter seguro.

VEJA TAMBEM...

Siga o Arujá Reporter

12,894FãsCurtir
48SeguidoresSeguir
35InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

Mais lidas

- PUBLICIDADE -