26.5 C
Arujá
terça-feira, junho 15, 2021
InícioCidadeVocê conhece a história de Arujá?
- PUBLICIDADE -

Você conhece a história de Arujá?

- PUBLICIDADE -

Cidade Natureza completa 169 anos nesta terça-feira

Com uma população de 91.157 habitantes, Arujá é o município com o maior PIB (Produto Interno Bruto) per capita do Alto Tietê. Conhecida como Cidade Natureza, completa 169 anos nesta terça-feira (8). Hoje, também, os arujaenses celebram 62 anos de emancipação política, ou seja, reconhecimento oficial como município.

A palavra Arujá tem origem na língua tupi. Significa “abundantes de peixinhos barrigudinhos ou guarus”. O povoado surgiu por uma estrada vicinal, que ligava a Praça da Sé, seguia por Guarulhos e ia até o Rio de Janeiro.

A vila surgiu com a construção da capela do Senhor Bom Jesus, que teve início em 1781 por José de Carvalho Pinto. Ela foi finalizada pela capitão João de Carvalho Pinto, irmão do idealizador.

Em 1852, Arujá é reconhecido como distrito de Mogi das Cruzes. Depois, foi transferido para Santa Isabel em 1944.

Até então com característica rural, Arujá começa a ganhar os primeiros loteamentos na área central na década de 1950. Daí surgem os condomínios e o distrito passa a crescer em população. Em 1º de janeiro, Arujá é elevado à categoria de município.

A migração das décadas de 1970 e 1980 contribuíram para o aumento do número de habitantes da cidade. Em 1985, a Prefeitura passou a reconhecer Arujá como “Cidade Natureza”. Nos anos 1990, Arujá passa a expandir o Centro Industrial, arborização e ganhar clubes de lazer e golpe.

VEJA TAMBEM...

Siga o Arujá Reporter

12,894FãsCurtir
48SeguidoresSeguir
35InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

Mais lidas

- PUBLICIDADE -