14 C
Arujá
domingo, 5 de julho de 2020
No menu items!
Início Saúde Você sabia que hoje é o Dia da Tontura?
- PUBLICIDADE -

Você sabia que hoje é o Dia da Tontura?

- PUBLICIDADE -

Tontura é a segunda queixa mais frequente dos seres humanos.

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF) promove, nesta quarta-feira (22), o Dia da Tontura, que neste ano tem como tema: “conheça os cristais do seu labirinto”, e aborda a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), uma das alterações mais comuns da função do labirinto e que é responsável pela doença labiríntica mais frequente na população em geral.

A campanha está na 3ª edição e visa difundir informações a respeito dos riscos que a tontura acarreta, as diversas limitações que ela pode impor e a importância de se procurar por ajuda especializada para que os sintomas sejam corretamente investigados.

“Tontura não é uma doença e sim um sintoma que pode ser atrelado a diversos diagnósticos. As pessoas que sofrem desse incômodo podem estar com várias limitações das atividades diárias, faltas ao trabalho, quedas e até mesmo, em alguns casos, possuírem doenças graves”, alerta o coordenador do Departamento de Otoneurologia da ABORL-CCF, Marcio Salmito.

O coordenador da Campanha concorda que, neste momento, o combate à Covid-19 e o controle sobre a disseminação da doença é o foco principal, mas ainda assim não se pode esquecer de outros problemas de saúde que seguem acometendo milhares de pessoas diariamente.

“Toda tontura deve ser investigada, ela pode afetar muito a qualidade de vida da pessoa, bem como pode ser o sinal de doenças cardiovasculares, neurológicas, nutricionais, metabólicas tumorais e até de um acidente vascular cerebral”, alerta o otorrinolaringologista.

Com a atenção de toda a classe médica voltada ao combate da Covid-19, os organizadores da campanha focaram na importância da conscientização para a população em geral e na promoção de cursos e aulas sobre o tema para médicos otorrinolaringologistas e de outras especialidades, que serão disponibilizadas no site da ABORL-CCF e poderão ser acompanhadas a distância.

“Essa é uma forma segura e eficiente de difundir o maior número possível de informações a respeito do problema. O médico referência da tontura é o otorrinolaringologista, sendo assim é imprescindível que os profissionais dessa especialidade conheçam profundamente os assuntos relacionados à otoneurologia, estando a par das mais recentes abordagens sobre o tema e indicando a seus pacientes o tratamento mais adequado, caso a caso”, finaliza Salmito.

Mais lidas

Venda de gás de cozinha, acima de R$ 70, está irregular e deve ser denunciada

Consumidor deve denunciar locais que vendam gás de cozinha com preço abusivo.O Procon de São Paulo orienta os...

Posto de gasolina de Arujá é investigado por maior fraude em operação estadual

Operação Olhos de Lince, do Ipem, multou 63 postos de gasolina no EstadoO Ipem (Instituto de Pesos e...

Colapso de leitos na Grande SP deve ocasionar lockdown em Arujá

Fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mêsO risco de Arujá entrar em lockdown...

3.129 famílias de Arujá receberão cesta básica a partir de amanhã

Famílias beneficiadas estão inscritas no programa Bolsa FamíliaTerá início nesta sexta-feira (15), por meio do projeto estadual Alimento...
- PUBLICIDADE -