26.5 C
Arujá
quarta-feira, março 3, 2021
Início Variedades Escola Livre de Música de Arujá enfrenta pandemia com criatividade e dedicação

Escola Livre de Música de Arujá enfrenta pandemia com criatividade e dedicação

- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Aulas de música tiveram continuidade mesmo durante a quarentena, atendendo alunos de todas as idades

A Escola Livre de Música (ELM) Edmundo Ramos Barbosa retornou às atividades de maneira online no dia 18 de maio, em Arujá, depois de um período de paralisação em função da pandemia do novo coronavírus. De lá para cá, mesmo diante das dificuldades, os professores e alunos se reinventaram dando continuidade às aulas de forma remota. Quase seis meses após o retorno, a instituição faz um balanço de sua atuação.

Mesmo com desafios superados diariamente, o trabalho de uma das instituições mais tradicionais de Arujá se manteve ativo durante a pandemia. Para o secretário Vicente Nasser do Prado, o Souzão, que responde pela Pasta no momento, o profissionalismo aliado ao empenho dos professores têm quebrado barreiras para que o ensino musical chegue aos alunos, onde quer que eles estejam.

De acordo com a diretora da unidade, Rosângela Aparecida Samorano Ferreira, alunos de todas as idades acompanham as aulas individuais ou coletivas por meio de ferramentas virtuais. Semanalmente, cerca de 460 alunos são atendidos.

Entre as dificuldades enfrentadas nesse período, destacam-se questões relacionadas à conexão de internet e à falta de instrumentos musicais para praticar as aulas, por exemplo. Essas e outras razões exigiram que o conteúdo aplicado pelos professores fosse adequado.

Para o professor de piano e coordenador pedagógico Jailton Araujo de Souza, o empenho dos professores e dos alunos tem feito com que o trabalho da escola seja diferenciado e ainda mais significativo. “Talvez as pessoas não estejam notando nossa atuação, já que não podem ouvir nosso barulho, mas estamos trabalhando em acordes muito maiores e brilhantes nesse momento. Nós não paramos de trabalhar nem pretendemos deixar de atender nossos alunos”, observa.

Sarau

Em outubro, um Sarau Online com a participação dos alunos da Escola Livre de Música (ELM) homenageou o Maestro Henri Roberto Leite, que faleceu no dia 18 de setembro, vítima de infarto. O novo modelo do evento mostrou resultados surpreendentes.

Mesmo sem aulas presenciais e diante de um momento delicado e de luto, os alunos mostraram que o ensino remoto tem cumprido seu papel. Na ocasião, por meio de uma transmissão realizada pela página da escola no Facebook, apresentações musicais gravadas pelos alunos foram transmitidas em tom de emoção, tendo um alcance expressivo na internet.

ELM de Arujá

Na ELM são ofertadas aulas de musicalização infantil, linguagem musical, percepção musical, coro infantil e infantojuvenil, oficina vocal, coro comunitário, oficinas de adultos em linguagem musical, violão e piano, flauta doce, percussão, composição e teatro; além das aulas individuais de piano, violão, guitarra e teclado.

O corpo docente da ELM é composto por Ceres Angela Chamelete, Jailton Araujo de Souza, Jean Fernando Aparecido Inácio, Josué Alves Nonato, Liliane Francioni, Matheus Samorano Ferreira, Omar Jamil Ghazzaoni, Renato Souza da Silva, Ronaldo Camilo e Silvana Ribeiro Petersen, sob a direção de Rosângela Aparecida Samorano Ferreira e Marlene Araújo da Silva, como escriturária.A unidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo fica na Rua Espanha, 720, no Jardim Rincão. O telefone para informações é o 4653-1084.

VEJA TAMBEM...

Siga o Arujá Reporter

12,894FãsCurtir
48SeguidoresSeguir
35InscritosInscrever
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Mais lidas

- PUBLICIDADE -