PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura de Arujá anuncia medidas para combater coronavírus

Prefeitura de Arujá

PUBLICIDADE

Eventos públicos devem ser suspensos a partir de terça-feira.

Apesar de não existirem casos confirmados de coronavírus (COVID-19) em Arujá, o prefeito José Luiz Monteiro reuniu sua equipe de secretários na manhã deste sábado, 14, no Paço Municipal, para determinar medidas preventivas a todos os setores da administração. Na próxima segunda-feira, um decreto deve ser elaborado para normatizar as ações que serão tomadas, seguindo as orientações já divulgadas pelo governo estadual.

No encontro, do qual participou o presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel dos Santos, o prefeito solicitou a suspensão gradativa das atividades sociais, esportivas e culturais a partir da próxima terça-feira, dia 17. Com relação às aulas na rede municipal, a cidade aguarda definição da Câmara Técnica do Consórcio dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) para oficializar a suspensão, que deve também ocorrer de forma gradual.

Durante o encontro, a equipe da Secretaria Municipal Saúde apresentou informações acerca da doença, formas de contágio e estrutura disponível para o atendimento de pacientes. Também foi discutida a conduta dos agentes públicos diante da necessidade de padronização dos procedimentos e dos esclarecimentos que devem ser dirigidos à população, bem como a importância de se atentar para qualquer situação que gere aglomerações.

“Mesmo não tendo casos confirmados em nossa cidade, esta reunião ocorreu para que possamos tomar as medidas de forma conjunta e alinhar a estratégia para as próximas semanas seguindo as orientações tanto do governo estadual quanto do Ministério da Saúde. É um momento de tratar das precauções. A população não deve entrar em pânico, mas sim se prevenir”, pontuou o prefeito.

Suspeitas

A Secretaria de Saúde de Arujá monitora três notificações suspeitas de coronavírus (COVID-19) registradas no final da tarde de sexta-feira, 13. Duas referem-se a pacientes que residem em Guarulhos e foram atendidos em unidade particular e a terceira é de morador de Arujá atendido na própria cidade. Os três passam bem e estão em isolamento domiciliar, aguardando resultados de exames pelo Instituto Adolfo Lutz, responsável pela análise.

É importante lavar constantemente as mãos, proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ficar atento aos sintomas de gripe como febre, tosse, dificuldade respiratória aguda, dores no corpo e na cabeça, entre outros. Redobre a atenção em caso de contato com pessoas que estiveram ou são das áreas de transmissão e de casos confirmados da doença.

Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Vigilância, no telefone 4652 1079, ramal 215.

PUBLICIDADE

Tópicos
Compartilhe
Veja também
SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE