Sistema voltou ao ar no último mês
Engenheiros e arquitetos que precisam da aprovação de seus projetos pela Prefeitura de Arujá contam com uma plataforma que otimiza o processo de avaliação. Com o “Projeto Web”, desde que foi implantado no site do Executivo, em 2016, quase 2 mil propostas foram analisadas de forma online por técnicos do Setor de Análise da Secretaria Municipal de Planejamento.
O sistema informatizado voltou ao ar no último mês, após a publicação do decreto que regulamenta a lei de regularização de imóveis no município. Arujaenses interessados em legalizar edificações concluídas irregularmente têm até fevereiro de 2021 para aderir ao benefício. A plataforma pode ser acessada por profissionais de engenharia e arquitetura pelo link.
No sistema, os profissionais cadastrados submetem seus projetos para análise, sem precisar se deslocar presencialmente. Apenas depois de aprovado, é preciso que o projeto seja submetido à conferência, que deve ser realizada de maneira presencial, com a apresentação do documento físico.
De acordo com a Secretaria de Planejamento, antes da implantação do Projeto Web, os processos demoravam cerca de 90 dias para receber o aval do Executivo. Agora, eles são avaliados em menos de uma semana, caso atendam às especificações exigidas por Lei. É possível cadastrar projetos de regularização de edificações concluídas irregularmente, residência multifamiliar, de indústria e comércio, entre outros.
A apreciação das propostas dos projetos é realizada pelo setor de análise da Pasta, composto por uma equipe de arquitetos. Eventualmente, topógrafos e técnicos do Meio Ambiente também podem participar da avaliação, emitindo seus pareceres sobre cada caso.
Como acessar o Projeto Web
Basta visitar o site da Prefeitura, procurar a seção “Cidadão”, no rodapé da página inicial, e clicar no link “Meus Impostos”. Há também a possibilidade de acessar o link direto.
Na página seguinte, é preciso clicar sobre o link “Projeto Web” e depois inserir o usuário e a senha. Se o profissional ainda não for cadastrado, é necessário voltar à página anterior, clicar em “Saiba mais” e solicitar o cadastro.
Quem pode usar o sistema
Apenas profissionais de engenharia e arquitetura habilitados por seus respectivos conselhos: Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Serviço
Para outras informações a respeito do Projeto Web e outros assuntos pertinentes ao tema, o contato da Secretaria Municipal de Planejamento é o seguinte: 4652-7614.