CEI da Câmara vai acionar Judiciário para afastar presidente do CMDCA

Wellington Alves

ANÚNCIO

Presidente da CEI reclama de falta de atuação do Ministério Público.

O vereador Paraíba Car, presidente da Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Câmara Municipal, afirmou nesta sexta-feira, 31, que o relatório final da comissão vai pedir o indiciamento e afastamento da presidente do CMDCA, Maria da Conceição Veras. O documento também será submetido ao Conselho Superior do Ministério Público.

Paraíba Car indicou que não confia na atuação da Promotoria da Infância e Juventude de Arujá. Em depoimento nesta sexta-feira, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Arujá), Renato Gomes, afirmou que conversou com a promotora da Vara da Infância de Arujá, Gabriela Lanza Passos, que disse a ele que não há qualquer irregularidade na eleição do Conselho Tutelar de Arujá e no CMDCA. Convocada pela CEI, a promotora informou, em ofício, que não poderia comparecer no depoimento nesta sexta-feira, mas também não indicou outra data disponível. 

“Existe uma anuência do Ministério Público (para manter as irregularidades). O Ministério Público está equivocado”, afirmou Paraíba Car. Também na sexta-feira, a CEI protocolou no CMDCA um pedido de afastamento de todos os membros do conselho, inclusive da presidente. Não houve resposta à comissão da Câmara.

A CEI investiga irregularidades no CMDCA e na eleição ao Conselho Tutelar. Já ouviu, inclusive, o prefeito José Luiz Monteiro e o ex-prefeito Abel Larini. O regimento interno do CMDCA proíbe que uma pessoa ocupe a presidência do órgão por três mandatos. Em seu depoimento à comissão, em 17 de janeiro, Maria da Conceição justificou que foi presidente duas vezes pela sociedade civil e, agora, é indicada pela OAB. 

Na próxima semana, a CEI deve emitir um relatório  sobre o caso. A tendência é que os vereadores peçam a anulação da eleição do Conselho Tutelar, feita no final do ano passado. “Esperamos contribuir para melhores condições nos futuros pleitos”, avaliou Castelo Alemão, membro da CEI.

ANÚNCIO

Tópicos
Compartilhe

ANÚNCIOS

SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

ANÚNCIOS